domingo, 3 de novembro de 2013

Palavra do Padre: Joio dos tempos atuais

Desde que aqui cheguei na Paróquia Santo Antônio, tenho me desdobrado no sentido de chamar a atenção de todos que já faziam parte dessa comunidade e também dos novos que estão chegando, para que tenham muito cuidado com aquilo que vou chamar de "joio dos tempos atuais", que seria o individualismo, o fechamento e a indiferença.

Não podemos viver o testemunho cristão olhando somente para minha vida, minha família, minha casa, meu apartamento, meu carro, meu trabalho, minha conta bancária, meus amigos, meu grupo ou minha pastoral, e etc. Só me envolvo com aquilo que é de meu interesse e que me faz bem. Jesus olha para nós nesse momento e está nos dizendo: "Esse não pode ser meu discípulo" (Lc 14,26).

Somos chamados por Jesus, por meio de sua Igreja hoje, a sair deste arraigado individualismo, tirando fora esse joio que nos confunde e nos desvia do caminho da salvação. Como seus discípulos, devemos testemunhar nosso seguimento na contramão do que nos ensina o mundo.

É perceptível que nos esquecemos muitas vezes que a Igreja é a nossa família marior, de muitos irmãos e irmãs, como nos ensina São Paulo na Carta aos Coríntios: "Mas, de fato há muitos membros e, no entanto um só corpo. O olho não pode dizer à mão: Não preciso de ti, nem a cabeça dizer aos pés: Não preciso de vós. Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Vós todos sois o Corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo". (1 Cor. 12, 20-21, 26-27).

Portanto, oos discípulos de Jesus deveriam ter um espírito fraterno e comunitário, queimando o "joio dos tempos atuais", saindo de uma situação de pecado e se tornando verdadeiros discípulos e missionários de Jesus, na família, na escola, no trabalho, na Igreja e nos vários ambientes e situações que estamos vivendo. Não fechados olhando somente para as coisas e as situações do nosso pleno interesse. Aliás, o interesse maior deve ser o bem comum, a comunidade, a Paróquia, a Igreja na sua totalidade.

Só assim, seremos verdadeira Igreja-comunidade de Jesus Cristo.

Um abraço fraterno em Cristo Jesus.

Pe Francinaldo Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário