domingo, 27 de outubro de 2013

João XVIII - Reforma da Humildade

Há exatos 55 anos era eleito Angelo Giuseppe Roncalli para ser o novo Papa da Igreja Católica, assumindo o nome de João XVIII, sucedendo o Papa Pio XII. Seu pontificado foi marcado pelo Concílio Vaticano II, iniciado em 1962, para mostrar ao mundo uma imagem de paz e humildade.

Esse ano, muitos se surpreenderam com várias atitudes do Papa Francisco, eleito em março. Ele trouxe cadeira e lanche para um vigia noturno no Vaticano carrega as próprias bagagens, não é afeito a muito luxo, enfim, um ato de humildade atrás do outro. Claro que tinha que nos surpreender, afinal, hoje estamos em um mundo extremamente egoísta e egocentrista, onde latas de cerveja são arremessadas de janelas de carro no meio de rodovias e carrinhos de supermercados são largados no meio de vagas ou atrás de outros carros e o dono dele que se vire para guardar. Então, quando alguém em uma posição tão importante como a de papa mostra atitudes como as do Papa Francisco é de se surpreender mesmo.

Por conta disso é muito comum a opinião que a Igreja Católica mudou que agora está mais humilde e etc. O Papa João XXIII é um grande exemplo disso. Com um pontificado em meio a Guerra Fria, crise dos mísseis e corridas espaciais, ele deu diversos exemplos de humildade, perdão e amor ao próximo. Fo no concílio realizado em seu pontificado que teve, em sua reforma litúrgica, uma das mudanças de conduta mais importantes no que se refere à humildade e respeito ao próximo: A de rezar a missa no idioma local. Hoje, parece até banal isso, mas mudanças desse gênero eram muito contestadas, tanto por cardeais quanto por fiéis e seguidores. Tratado muitas vezes como "modernizador", acho que ele "apenas" mostrou ao mundo como respeitar o próximo, como perdoar um amigo, como entender posições contrárias.

Para quem não conhece ainda a história de sua vida e de seu pontificado, indico o filme "Papa João XXIII, o Papa Bom" que você pode ver no link do Youtube abaixo. Uma história linda e emocionante.

Suas lições, sua vida e seus exemplos estiveram sempre presentes nos pontificados posteriores, como o do Papa João Paulo II e do atual Papa Francisco. A humildade desses homens não mudou. O que mudou foi nosso egoísmo, nossa falta de respeito com o próximo. A Guerra Fria da época é o Oriente Médio de hoje, ou seja, um querendo impor sua vontade e seu modo de vida ao outro por motivos muito menores que a tão alardeada "busca pela liberdade". Mas, estamos tão habituados a viver nesse egoísmo, nessa ganância que hoje, talvez, choque mais uma atitude de humildade como as comentadas aqui feitas pelo Papa Francisco que achamos que é novidade, que é diferente. Conhecendo o passado, vejo que não é novidade. Apenas perdemos o caminho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário