segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Palavra do Padre


Queridos (as) Irmãos (ãs) em Cristo Jesus!

Continuamos nossa partilha sobre os resultados da nossa Assembleia Paroquial em vista da Assembleia Diocesana, que iniciamos no mês passado, apresentaremos o último dos três blocos com seus passos concluindo a nossa conversa. Quem ainda não teve oportunidade de ler a primeira parte dos resultados da assembléia, pode conferir clicando aqui.

4º) O que queremos alcançar? Um povo fiel, participativo, conhecedor da Palavra de Deus e da Igreja. 5º) Como vamos agir?  Preparar pessoas para as diversas pastorais, dividir as Paróquias em comunidades menores; formar agentes de pastoral para uma catequese permanente e inserida no contexto sócio-econômico. 6º) O que vamos fazer? 
1ª Proposta: Acesso de todos os Diocesanos à Bíblia. O que? Entrega de Bíblias a todos que não têm, em toda Diocese de Santo André, tipo uma Campanha Diocesana de Distribuição de Bíblias, como sugere o Documento 94. Quando? Período de um ano, “Ano Diocesano da Bíblia”, com abertura no Mês da Bíblia de 2013 a 2014, de setembro a setembro – Missas de abertura e encerramento, com inscrições para recebê-la e no ato da mesma assumir compromisso de participar de um Curso Bíblico Básico, só para aprender noções de como utilizá-la, oferecido pela Paróquia, tendo como orientador do curso o próprio Padre da Paróquia. Onde? Em toda Diocese através das suas Paróquias e Comunidades. Com que recursos? Da Diocese, das Paróquias, da Campanha para Evangelização (Tempo do advento) e ver ajuda da CNBB. Quem se responsabiliza? O Bispo, o Clero, a Coordenação Diocesana de Pastoral e a Comissão de Animação Bíblico-catequética. 
2ª Proposta: A Diocese como rede de Comunidades. O que? Setorização de todas as Paróquias da Diocese, as Paróquias que já estão setorizadas fortaleçam mais ainda esse trabalho missionário e as que não fizeram terão que fazer. As duas situações devem receber orientação e apóio da Diocese para torna-se uma ação diocesana. Quando? Período de um ano, com abertura no Mês Missionário de 2014 a 2015, de outubro a outubro, “Ano Diocesano de Missão”, tipo Missão Popular, como uma dinâmica paroquial: Convocação e inscrições dos missionários, curso preparatório sobre visitação e missão, divisão do território da Paróquia em setores, com respectivos padroeiros cada setor, Missa de envio, montagem de um calendário paroquial e diocesano para realização dos trabalhos missionários, aproveitando também os tempos fortes da Igreja. Sendo imprescindível a participação e acompanhamento do Padre da Paróquia. Onde? Em toda Diocese através de suas Paróquias. Com que recursos? Da Diocese, das Paróquias e também da coleta missionária. Quem se responsabiliza? O Bispo, o Clero Diocesano, a Coordenação Diocesana de Pastoral e o COMIDI. 3ª Proposta: Melhor aproveitamento das mídias no território diocesano. O que? Utilizar todos os recursos da mídia e redes sociais (Rádios, TVs, Jornais, Internet: Sites, Face book, perfil, twitter, blogs, orkut e etc.). Quando? Período de um ano, “Ano Diocesano das Comunicações Sociais”, de 2015 a 2016, com abertura no Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado pela Igreja no mês de maio de cada ano ou no mês de novembro de 2015, após o ano missionário. Onde? Em todas as Paróquias e Comunidades da Diocese de Santo André. Com que recursos? Da Diocese e das Paróquias. Quem se responsabiliza? O Bispo, o Clero, o Setor Diocesano de Juventude e a PASCOM Diocesana e paroquiais.      
Definidas as três propostas dentro das urgências das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, foram eleitos os cinco delegados e dois suplentes, a seguir: Bernadete Souza da Silva, Fátima Cardoso de Oliveira Souza, Elizabeth Muniz, Maira Cristina Cursolini, Claret Bragoni; e os dois suplentes: Leonardo Dias Shivits e Izabela Caroline Soares Santana. 

Minha Bênção a todos!

Pe. Francinaldo de Sousa Justino – Adm. Paroquial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário